quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Hotel Schaefer, Pelotas

Hotel Schaefer, Pelotas

                                                                                 A. F. Monquelat

 
Um dia movimentado no Hotel Schaefer

Os hotéis do sobrado da Felix da Cunha, esquina da Praça

    O sobrado no qual o Hotel Schaefer se instalou, em fevereiro de 1922, teve, anteriormente, como hóspedes pelo menos mais dois hotéis, sejam eles: Hotel Paris e Hotel Petrópolis.

Hotel Paris

    Em junho do ano de 1919, era anunciado pela imprensa de Pelotas que a Exma. Sra. Cecília Blonwaki acabara de adquirir, por compra, as existências do “conhecido” Hotel Paris.
    Esse estabelecimento, situado à rua Felix da Cunha esquina da Praça da República (sobrado, na hoje praça Pedro Osório], seria  daquela data em diante dirigido por sua amável proprietária, que procuraria servir da maneira mais correta possível à sua clientela, comprometendo-se também  a manter uma frequência respeitável e idônea.
    Dispondo de pessoal apto para todos os serviços do ramo e estando a cozinha a cargo de excelentes profissionais, o Hotel Paris poderia ser ocupado pelas pessoas mais exigentes, que ali encontrariam tratamento excelente e dedicado.
    O Hotel Paris contava com boas acomodações para seus hóspedes e estava situado em ótimo local.
    Dois meses após anunciada a compra do Hotel Paris, era divulgado se encontrar este, depois da mudança de proprietário, “verdadeiramente transformado”, fornecendo comida para fora, pelo preço de 60$000 (réis) por pessoa, mensalmente, sendo servidos 5 pratos no almoço e 5 pratos no jantar, comida ótima e variada diariamente.

De Paris, para Hotel Petrópolis

    Em meados do mês de janeiro de 1921 via-se em alguns jornais da cidade, um anúncio do Hotel Petrópolis e, entre parênteses, logo abaixo, a informação de: (Antigo Hotel Paris). Lia-se, no mesmo anúncio que, este estabelecimento, tendo mudado de proprietário, se encontrava completamente modificado. Tinha quartos higiênicos e confortáveis, todos com janela para a rua. (...)
   

A inauguração do Hotel Schaefer

    Foi inaugurado sábado, dia 4 de fevereiro de 1922, às 21 horas, no vasto prédio à rua Felix da Cunha, esquina da Praça da República [atual Pedro Osório], o Hotel Schaefer, de propriedade do Sr. Henrique Schaefer.
    O novo estabelecimento, montado com todos os requisitos a uma casa de tal gênero, dispunha de 18 quartos na parte superior do sobrado, todos confortavelmente mobiliados, quarto para banhos, quentes e frios, e demais dependências.
    A sala de refeições estava situada no salão térreo, e o serviço de cozinha era atendido convenientemente pelo próprio Sr. Schaefer.
    O prédio havia sido completamente reformado, oferecendo assim um agradável aspecto.
    Por ocasião da inauguração, foi oferecido um lauto jantar aos representantes da imprensa e convidados, no momento em que trocaram brindes e saudaram o novo estabelecimento.

O Dr. Assis Brasil em campanha, hóspede do Hotel Schaefer

    Aos 31 dias do mês de outubro de 1922, vindo de Pedras Altas, chegou a Pelotas o Dr. Assis Brasil, candidato apresentado para o futuro quinquênio do governo sul-rio-grandense.
    Além da comissão composta de vários cidadãos ilustres de Pelotas, inúmeras famílias e grande massa popular foram saudá-lo entre manifestações “de respeito e simpatia”.
    Depois de receber cumprimentos da comissão, e ladeado pelos Srs. Drs. Edmundo Berchon e Urbano Garcia,  seguiu o político rumo ao Hotel Schaefer onde lhe estavam reservados aposentos.
    À entrada do hotel, “o ilustre rio-grandense” agradeceu, em breves palavras, a carinhosa manifestação de que fora alvo.
    No dia seguinte, às 21 horas, estando o grande Theatro Guarany repleto, o Dr. Joaquim Francisco de Assis Brasil realizou a conferência prometida, como um dos candidatos à presidência do Estado.
Dr. Assis Brasil, seu regresso a Pelotas e jantar íntimo
    Ao final do mês de novembro de 1922, às 19 horas, no Hotel Schaefer, foi oferecido ao Dr. Assis Brasil um jantar, em que tomaram parte todos os membros do Comitê Pró-Assis, do Diretório Federalista e representantes de diversos municípios.
    No jantar, foi o Dr. Assis Brasil saudado pelo Dr. Francisco Simões.
    No dia seguinte, regressou o homenageado para Pedras Altas, tendo sido muito concorrido o seu “bota-fora.”
    Quando o trem se pôs em marcha, uma prolongada salva de palmas saudou o ilustre político.
Jantar em homenagem aos bravos generais de passagem, em Pelotas
    No Hotel Schaefer, segundo a imprensa, seria oferecido dia 21 de maio de 1924, às 19h30, um jantar íntimo aos bravos e denodados generais Leonel Rocha e Zeca Neto, que se encontravam de passagem, em Pelotas.
    Esse jantar íntimo era promovido pela Aliança Libertadora.  A ele comparecendo admiradores daqueles bravos cabos de guerra, cheios de serviços à causa sagrada da libertação, segundo nota divulgada pela imprensa daquele dia.

O jantar e os admiradores presentes:

    Conforme fora divulgado pela imprensa aconteceu, no Hotel Schaefer, o jantar oferecido pela Aliança Libertadora aos generais José Antônio Neto, que havia chegado no dia anterior de Pedras Altas, e Leonel Rocha.
    A cabeceira da mesa foi ocupada pelos invencíveis cabos de guerra, bem como pelo Sr. Urbano Garcia.
    Os demais lugares foram ocupados pelos chefes da oposição, Srs. Dr. Ildefonso Simões Lopes Filho; Emílio Nunes; Acadêmico Carlos Bozano; Dr. João de Barros Cassal; Dr. Francisco Simões; Sr. J. Miranda, secretário da Aliança Libertadora de Caçapava; Sr. Joaquim Passos; Dr. Miguel de Souza Soares; Major Elpídio Martins; Sr. Artilano Costa; Dr. Araújo Cunha; Dr. Jaime Faria; Sr. Mário Piegas; Dr. J. Pereira Lima; Sr. Zeferino Costa Filho; Coronel Ezequiel Centeno, presidente da Junta Libertadora de São Lourenço;Sr. José de Matos; Sr. Leovegildo Piegas; Sr. Haroldo Farinha; Sr. Anacleto Firpo; Coronel Leônidas Damasceno; Sr. Maurício Campos; Dr. João C. de |Freitas e Sr. Antônio Costa.
    A festa foi abrilhantada, com palavras carinhosas e entusiásticas, pelo Sr. Emílio Nunes, que salientou os inesquecíveis feitos do intrépido General Leonel Rocha.
    O Dr. Francisco Simões, tomando a palavra, saudou o corajoso General Zeca Neto, pronunciando um esplêndido discurso.
    Também fizeram uso da palavra o Dr. Barros Cassal, agradecendo a homenagem ao General Leonel Rocha; o Dr. Simões Lopes Filho, que saudou com vibrantes palavras os homenageados; o Acadêmico Carlos Bolzano, que pronunciou um belo discurso. Assim se sucederam vários outros oradores, e, finalmente, o Sr. Dr. Augusto Simões Filho, que homenageou o Sr. Fernando Abott, que se achava doente.

    A mesa, segundo o repórter, achava-se organizada com muito gosto e arte.
O jantar, que aconteceu sob a mais franca cordialidade, teve início às 20 horas, terminando às 22 horas.

    Após, os presentes foram acompanhar o General Zeca Neto à residência do Sr. Major Hugo Almeida, e o General Leonel Rocha ao Hotel Grindler, onde estava hospedado.

Porteiro rouba camareira do hotel

    Aos 14 dias do mês de agosto de 1929, Luiza, camareira do Hotel Schaefer, que cuidava dos quartos do anexo deste, foi vítima de seu colega Rodolfo Neidorf, porteiro do mesmo estabelecimento, “que lhe furtou” a quantia de 740$000 (réis), para o que fez uso de um revólver amedrontando-a.
    Por ordem do Sr. capitão Arnoldo Siqueira, subintendente do 1º distrito, Rodolfo foi preso e entregue à delegacia de polícia.

Restaurant Europa

    Inaugurado em 4 de fevereiro de 1922, o Hotel Schaeferteve, salvo melhor juízo, curta existência, pois em 25 de fevereiro de 1933 vamos encontrar em um dos jornais da cidade o seguinte anúncio: “Restaurant Europa (antigo Hotel Schaefer)”, comunicando os serviços que prestava, o que nos leva a supor que, já na década de 30, não mais existisse.
                           
 ______________________________________________________________________  
Fonte de pesquisa: CDOV – Bibliotheca Pública Pelotense
Imagens: acervo de A.F. Monquelat
Revisão de texto e postagem: Jonas Tenfen

Nenhum comentário:

Postar um comentário