sexta-feira, 6 de maio de 2016

Salão Marly: a casa do maxixe e outros maxixes*

(parte 3/4)

                       
                                                                                     A.F. Monquelat





Policiais surram cidadão embriagado

Na madrugada do dia 22 de outubro de 1916, dois guardas da polícia administrativa praticaram uma violência condenável, qual seja: o bárbaro espancamento, à espada, de um cidadão que se achava em completo estado de embriaguês.
Semelhante procedimento, dizia o jornalista, não poderia merecer a aprovação das autoridades superiores, que, por certo, saberiam punir os atrabiliários policiais.
O fato se passara no já famoso Salão Marly, onde acontecia um baile, no qual se encontrava o cidadão Salvador Mendes, que, muito embriagado, portava-se de modo inconveniente, provocando os demais convivas, a ponto de ser várias vezes admoestado pela polícia que, por fim, o obrigou a sair.
Salvador, que já se encontrava na rua, desrespeitou os policiais, que o tinham posto para fora, razão pela qual lhe deram voz de prisão.
Salvador ia sendo levado por dois guardas, até que, ao chegar à Rua Marechal Deodoro esquina Tiradentes, surgiu uma alteração entre ele e os guardas.
Foi o bastante para que os furibundos mantenedores da ordem desembainhassem as suas espadas e aplicassem tremenda surra no cidadão, que apanhou bordoada de criar bicho, pela cabeça, pelo corpo, etc.
Acossado pela pancadaria, Salvador saiu em disparada pela Rua Marechal Deodoro fora, sendo perseguido pelos dois guardas que lhe desfecharam dois tiros de revólver, os quais erram o alvo.
Pouco adiante caiu ele ao solo todo pisado e, neste estado, foi levado para o 1º posto, onde ficou.
Como Salvador chamasse por alguns conhecidos seus, pedindo-lhes a intervenção em seu favor, os policiais ameaçaram os curiosos que haviam corrido, alarmados pelo tinir das espadas, de lhes fazerem o mesmo serviço.
Concluindo, dizia o jornalista não concordar com o método empregado pelos indivíduos a quem estava confiado a manutenção da ordem.


Novas atrações no Salão Marly

         Segundo o jornal O Dia de 27 de novembro de 1916, no sábado e domingo anteriores, houvera bailes no popular Salão Marly e, como de costume, desenrolaram-se ali cenas impossíveis de descrever, o que fez as famílias da vizinhança não dormirem a noite toda.
Ao iniciarem-se as danças, no sábado, uma senhorinha saiu para a rua, em trajes masculinos, o que provocou muitas e alegres gargalhadas do pessoal escorreito que frequentava o Marly.
A festa daquela noite acabou com um tiro, que o jornalista presumia ter sido o sinal para a debandada dos convivas, pois não era de crer que tivesse sido disparado por efeito de algum conflito num salão onde reinava ordem e moralidade.
Dava ele notícia daquela festa, para que a polícia fosse assistir no próximo final de semana aos bailes no Marly; mas, era conveniente que fosse uma ambulância, caso o tiro, sinal de dispersão, acertasse em alguém.




Por causa de uma mulher...

            Há muito que João Alves da Silva, de 20 anos de idade, de profissão cocheiro, empregado na Cocheira Simões, era amásio da mundana Tilinha da Silva, residente à Rua Tiradentes.
         Por motivos de ciúmes, os dois amantes se separaram.
         Anteontem, 31 de dezembro de 1916, Tilinha foi ao baile público no Salão Marly, sito à Rua 7 de Abril, com o seu novo amante, Alexandre Rodrigues Ferreira, garçom do Hotel do Comércio, sito à Rua Andrade Neves.
         Ali chegados, e na ocasião em que estes dançavam, eis que surge João Alves, ex-amante de Tilinha que agarrando esta pelo braço, convidou-a a retirar-se.
         Alexandre, tomando por uma afronta, travou-se de razões com o seu rival e, puxando de uma faca, desferiu uma certeira punhalada em João Alves, ferindo-o no vazio, no lado direito e deixando-o prostrado ao solo.
         Ato contíguo o criminoso tentou fugir, sendo, porém, em seguida preso e recolhido ao posto policial, à ordem do Sr. Delegado de polícia.
         Transportado o ferido para a Santa Casa, foi ali atendido convenientemente pelos Srs. Drs. Ariano de Carvalho e Victor Russomano, ficando em tratamento na Enfermaria Pimenta.
         O seu estado, até a hora desta notícia, era melindroso.

O guarda nº8, do 2º posto, quis virar a bicho

            O guarda nº8, do 2º posto, que era todo metido a valente foi, dia 1º de janeiro de 1917, destacado para fazer guarda a porta do Salão Marly, à Rua 7 de Abril.
         Ali, como todos sabiam, dizia o repórter de O Rebate, era um foco de desordem e perdição, juntava gente da pior espécie, havia sempre indivíduos que só queriam era fazer desordens.
         O caso é que, às 23 horas, entrou para se divertir um grupo de badernistas, fazendo grossa algazarra. O nº8, querendo deitar energia, chamou os referidos desordeiros à ordem e os quis prender; porém, eles que não estavam dispostos a serem presos, agarraram o guarda a unha e, depois de o desarmarem, deram-lhe muitas taponas.
         Aos apitos de socorro, compareceram vários guardas da polícia que prenderam os desordeiros.

Homem vilmente espancado e ferido

            Como previra o redator de O Rebate, na sua última local sobre os bailes do famigerado Salão Marly, deram-se no mesmo novas e repugnantes cenas de escândalo e selvageria promovidas pelos frequentadores da referida espelunca, e pela incorrigível polícia vernetiana, afirmava o jornalista.
         Como pano de amostra do que foram as orgias realizadas no sábado e domingo, naquele antro de devassidão, apadrinhado pelas autoridades, o jornalista iria relatar o revoltante fato ali ocorrido: pelas 3 horas da manhã de hoje, 8 de janeiro de 1917, quando estava quase a findar o maxixe desenvolto, travaram-se de razões e chegaram às vias de fato as mulheres Albertina Silva e Alice de tal.
         Fernando Marques, de profissão jornaleiro, com 20 anos de idade, solteiro, que tomava parte na farra do Marly, interviu a fim de reparar as contendoras.
         Nesse ínterim, acudiram guardas da polícia administrativa e entram a espancar as mulheres.
         Fernando protestou contra a violência, e isso tanto bastou para que o metessem num círculo de ferro, malhando-lhe espada a dizer basta!
         Os guardas nºs 2, 4, 10 e 11, do 1º posto, e o vigilante nº 3, do 3º posto, como verdadeiras feras, isolaram a vítima num pátio contíguo ao salão do maxixe e desancaram-no a estouros!
         Foi uma cena revoltante, miserável, indigna, só admissível entre bandidos.
         O infeliz homem, atingido pelo furor e pela valentia de cinco desordeiros fardados, ficou em miserável estado, apresentando, entre outros, um ferimento contuso no braço esquerdo, outro na cabeça e grande número de contusões pelo corpo.
         O local onde ocorrera o fato apresentava, pelas paredes, muitas manchas de sangue derramado pela vítima, o que também se notava da Rua 7 de Abril à Paysandu [Barão de Santa Tecla], em grande extensão.
         Depois do bárbaro espancamento, os famigerados policiais prenderam Fernando e meteram-no no xadrez do 3º posto onde se achava recolhido.
         Fernando foi medicado na Santa Casa, antes de encarcerarem-no.
         Eis aí o que era a polícia de uma terra civilizada!, exclamava o jornalista.
         Eis aí os frutos da tolerância criminosa das autoridades para com um antro imundo de perdição, que, como afronta a sociedade e aos bons costumes, funcionava impunemente numa zona habitada por famílias!
            Para quem apelar?!
            ECCO IL PROBLEMA...


                                                                                              Continua...

_______________________________________________________________________
(*) Extraído do livro, ainda inédito, A princesa do vício e do pecado

Revisão do texto: Jonas Tenfen

Nenhum comentário:

Postar um comentário