quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Os bondes elétricos em Pelotas (parte 1)

Os bondes elétricos em Pelotas (parte 1)


                                                                                                                            A.F. Monquelat
Bondes na Rua Floriano

Dos diversos tipos e modelos de bondes que circularam pelas ruas de Pelotas, desde o puxado por burros até o bonde elétrico, trataremos aqui tão somente deste último. 
A primeira iniciativa para a instalação de uma linha de bondes elétricos na cidade ocorreu no mês de agosto de 1910, quando então o coronel Ganzo Fernandes solicitou ao Intendente da época tal privilégio.
        Caso tal solicitação fosse atendida, a sede da empresa ficaria em frente ao Theatro Sete de Abril, sendo o trajeto dos bondes o seguinte:


        Primeira linha: rua 15 de Novembro, Benjamim Constant, Fábrica de Tecidos; voltando pela segunda, até a Barroso. Depois pela rua Tiradentes até o Theatro.
Segunda linha: do Theatro, às ruas 15 de Novembro, 7 de Abril [D. Pedro II], Vieira Pimenta, Ponte de Pedras, Marques de Caxias [Santos Dumont, avenida Bento Gonçalves, descendo pelas ruas Paysandu [Barão de Santa Tecla], Floriano Peixoto até a sua sede.
Terceira linha: do Theatro para as ruas Floriano Peixoto, Manduca Rodrigues [Marcílio Dias], passando pela praça da Caridade [Piratinino de Almeida], rua Nogueira [Pinto Martins], dando volta pela Capela da Luz, avenida Bento Gonçalves, rua 15 de Novembro até a sede.
Quarta linha: do Theatro até a Costa. 
Quinta linha: até o Areal.
Sexta linha: até o Fragata.
As linhas seriam em número de oito.

A visita do Sr. Pepper

Um ano após a solicitação do Sr. Coronel Ganzo, para a concessão das linhas de bondes elétricos em Pelotas, que por certo não aconteceu, pois dia 12 de setembro de 1911 era anunciado pela imprensa local um “importante melhoramento”. Para tal, encontrava-se na cidade o Sr. Charles F. Pepper, profissional de reconhecida competência, que fazia parte da casa inglesa de Kincaid, Waller, Manville & Dawson, a mesma que havia elaborado o projeto de bondes elétricos para Porto Alegre.
O Sr. Pepper vinha a Pelotas como representante da firma Buxton, Cassim & C., de Buenos Aires, fazer estudos a fim de formular proposta para a instalação de bondes elétricos e iluminação de Pelotas, conforme o edital publicado pelo Sr. José Barbosa Gonçalves, intendente municipal.

"Inauguracion de Trein Way Pelotas 29 de 7be. 1872"

A chegada do material para a construção da Usina e linhas dos bondes elétricos

Aos 18 dias do mês de julho de 1913, era anunciado pela imprensa encontrar-se no porto da cidade a chata Sphinx e as barcaças Royal e Bandarra, todos com material para a montagem da Usina e construção das linhas dos bondes elétricos da Light and Power Rio-Grandense.
A primeira embarcação trazia a seu bordo 728 volumes de trilhos, vindos pelo vapor Santa Úrsula, outros 138 volumes com material para as oficinas e 70 caixas com vidros.
Nos próximos dias, seria despachado o referido material, devendo logo serem depositados os trilhos nas ruas Benjamim Constant, 15 de Novembro, 7 de Abril [Dom Pedro II], Vieira Pimenta, Marechal Floriano  15 de Novembro até 7 de Abril, a fim de ser imediatamente iniciada a construção da primeira linha circular.

A distribuição dos itens e outras providências

Em 27 de julho de 1913, os concessionários dos bondes elétricos, nesta cidade pediram licença à intendência municipal para distribuir trilhos ao longo das ruas Benjamim Constant, 15 de Novembro, 7 de Abril, Vieira Pimenta e Marechal Floriano.
Sabia o jornalista que a Intendência marcara para depósitos de trilhos o largo da rua 15 de Novembro, esquina Gomes Carneiro, e o extremo sul da avenida Saldanha Marinho, pois a demorada colocação de trilhos ao longo dessas ruas prejudicaria o trânsito, bem como o escoamento das águas e o serviço de limpeza.
Entretanto, a municipalidade permitiria a distribuição parcial daquele material na ocasião do assentamento das linhas de modo que esse trabalho em nada fosse prejudicado, ficando conciliados os interesses dos concessionários e os do público.
Conforme noticiado, no dia anterior fora assinado o contrato entre o representante da firma Buxton, Cassini & C., e o Sr. Tenente Eugênio Thomaz Cupertino, para a armação do pavilhão metálico à praça Constituição,  que serviria de oficinas à empresa de bondes elétricos.
Os trabalhos deveriam ter início no dia 1º de agosto daquele mesmo ano.
Era divulgado também que, no vasto sobrado situado à rua Paysandu [Barão de Santa Tecla], esquina Marechal Floriano, funcionaria, do dia 28 de julho em diante, o escritório da The Sindicat Light and Power Rio-Grandense, sob a direção do engenheiro Sr. Dr. H. W. Appleby.
Nesse prédio, segundo informações, seria futuramente a residência do Sr. Appleby e sua esposa.
No dia 28 ou 29 daquele mês, seria dado início a construção dos alicerces para a armação dos pavilhões metálicos à praça Constituição.

Bonde puxado por animais, em frente à Bibliotheca

Bondes e luz

Segundo informações obtidas pelo Diário Popular, de 4 de março de 1915, deveria chegar a Pelotas, em seguida, o pessoal para o assentamento dos cabos da linha aérea da luz elétrica.
O respectivo material encontrava-se no Rio de Janeiro.
Dentro de 4 meses, mais ou menos, dizia o jornalista, deveria estar funcionando o serviço da luz elétrica, quanto aos bondes somente daí a 8 meses, aproximadamente, é que a cidade poderia contar com o respectivo serviço.

Anunciada a inauguração

Dizia o jornal A Opinião Pública, do dia 13 de outubro de 1915, que o pessoal que trabalhava no assentamento de trilhos para os bondes elétricos estava trabalhando dia e noite, a fim de que a inauguração do serviço fosse realizada no dia 20 daquele mês.
Na usina elétrica, estavam montados cinco bondes que entrariam, naquele dia, em serviço.
Os referidos veículos eram elegantes, do último modelo, possuindo cômodos para 32 pessoas.

                                                                                                                    Continua...

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Fonte de pesquisa: CDOV – Bibliotheca Pública Pelotense
Imagens: Acervo da Bibliotheca Pública Pelotense e de A.F. Monquelat
Revisão de texto e postagem: Jonas Tenfen

3 comentários:

  1. Olá Sr. Monquelat, onde seria a foto com a legenda "Inauguracion de Trein Way Pelotas 29 de 7be. 1872"?
    Obrigado!

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    1. Não sei exatamente onde é, mas com certeza é em direção a Estação Férrea. Na foto não há detalhes maiores do que os que publiquei.

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    2. É a praça Dom Pedro II,ao fundo o teatro 7 de abril

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