quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Hotel Grindler, Pelotas

Hotel Grindler, Pelotas



A. F. Monquelat
Dedicado ao prof. Samir Curi

Certa manhã de certo dia, caminhando por algumas ruas centrais da cidade, ao lado do meu amigo professor e hoteleiro, Samir Curi, mostrava me ele alguns prédios e me perguntava se eu sabia isso, ou aquilo ou outra coisa qualquer a respeito desse ou daquele prédio por ele apontado, e assim fomos até nos despedirmos, depois de saborearmos um cafezinho no Aquário.
Um daqueles prédios em especial despertou minha curiosidade, aquele em que simultaneamente havia abrigado, no passado, dois importantes estabelecimentos comerciais, que foram a Casa Scholberg e o Hotel Grindler, rua Andrade Neves em encontro com a rua Sete de Setembro. E, desde então, parafraseando o Bruxo do Cosme Velho, fui picado pela mosca azul, ou seja: passei a incluir nas minhas buscas em nossa vetusta Bibliotheca Pública Pelotense e noutras andanças, material sobre a existência de hotéis na nossa cidade, que, devo dizer não sabia que foram tantos os que aqui existiram no decorrer dos anos, localizados nos mais diversos pontos geográficos.
A coleta foi feita no decorrer de anos de pesquisa e, inclusive, dada a quantidade de informações obtidas quem sabe até possa algum dia se transformar em livro, coisa para o qual, de momento me ocorre apenas o título para tal projeto: “História dos hotéis de Pelotas – roteiro histórico”.
Enquanto tal projeto não se materializa, vejamos um pouco da história do Hotel Grindler e de seu fundador, Sr. Carlos Grindler.
O nome Carlos Grindler, que saibamos, surge por primeira vez na imprensa através de uma propaganda de seu anterior estabelecimento, quando da publicação em um canto de jornal veiculado no dia 25 de novembro de 1896, na qual era informado aos leitores que o Café do Comércio, estava localizado à rua Andrade Neves 140, em frente à redação do jornal A Opinião Pública, e propriedade do Sr. Carlos Grindler.
Naquele bem montado estabelecimento, dizia o anúncio, encontrava-se, pela manhã, bom café com leite, magnífico chocolate, bem como fatias de gemada e ditas de chocolate, caprichosamente feito.
Durante o dia haveria excelente café, bebidas frescas e o serviço de restaurante satisfaziam aos paladares mais exigentes, estando à direção do serviço a cargo do proprietário, que se esforçaria em bem servir aos amáveis fregueses.
Aos domingos, havia o suculento mocotó e canja de galinha.
O estabelecimento ficava aberto até a meia-noite.
Em meados de janeiro do ano seguinte, 1897, o Café do Comércio era motivo de nota na imprensa local, na qual era dito que esta conhecida casa vinha ampliando o seu serviço de restaurante, fornecendo excelente comida e aceitando pensionistas.
O Carlos Grindler, segundo a nota, fizera bem em ampliar tal serviço da casa, pois preenchia com isso uma falta que se notava em pelotas, que era a de um estabelecimento que fornecesse boa comida, por bons preços, e prestasse serviço de pratos à minuta.


Inauguração da Casa de Pensão, embrião do futuro hotel


Em junho de 1897, sob o título de “Casa de Pensão Carlos Grindler”, era anunciada para o domingo, dia 27, a inauguração desta casa, única em seu gênero, possuindo excelentes cômodos, vasto refeitório, decorado, sala reservada e etc.
A casa forneceria boa comida, tendo sempre bons líquidos em estoque.
Garantia serviço correto e sem delongas, se comprometendo seu proprietário ao escrupuloso cumprimento de seus compromissos.
Encarregar-se-ia de preparar, ao paladar do cliente, qualquer prato extraordinário.
Verificassem e tratassem diretamente com o Sr. Carlos Grindler, à rua Andrade Neves nº 151 (sobrado), onde estivera o Club Caixeiral.


Continua...



______________________________________________________________________________

Fonte de pesquisa: CDOV – Bibliotheca Pública Pelotense
Imagens: acervo de A.F. Monquelat
Revisão de texto e postagem: Jonas Tenfen

3 comentários:

  1. Esse microondas electrolux inox é um produto excelente em tudo. Estou só há 1 mês com ele, no máximo, mas até aqui muito me agradou!

    ResponderExcluir
  2. Quando você abre de cara vê que a Micro Retífica Dremel tem qualidade, com acabamento de primeira e uma robustez de da gosto. Ainda não utilizei. Assim que verificar o trabalho, comento mais. Mas, lembrando que Dremel é uma das melhores marcas para microretifica, o preço estava ótimo.

    ResponderExcluir
  3. essa escada articulada 16 degraus realmente multifuncional, compacta. Cabe atrás da porta, e é um monstro quando totalmente aberta. Ótimo custo benefício, sem contar que chegou beeeem rápido

    ResponderExcluir